Nosso propósito é formar jovens lideranças que farão a diferença no mundo por meio de uma proposta pedagógica multilíngue e multicultural

proposta pedagógica inovadora e conectada

Abordagem Pedagógica

Para a Sphere, o conhecimento é fruto de uma construção coletiva que se inicia com um processo de investigação e que resulta na formação de pessoas preparadas para lidar com problemas novos e imprevisíveis, em contextos locais ou globais.

Além de conceitos, conhecimentos e conteúdos, o aluno Sphere desenvolve habilidades que o preparam para o futuro. O projeto pedagógico está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao currículo internacional e aos projetos da UNESCO, reunindo o que há de melhor em educação no mundo para oferecer um alto nível de ensino globalizado e atualizado.

Não há mais uma única forma de organizar as compreensões essenciais e as práticas escolares que apoiarão os alunos em suas trajetórias de aprendizagem, mas o que acreditamos é que caminhos diferentes levarão a resultados também diferenciados para cada aprendiz. É pensando nisso que a Sphere se compromete com a formação de jovens inovadores, críticos e responsáveis, que fazem a diferença para as próximas gerações. A escola se dedica a práticas pedagógicas dinâmicas, equilibrando o ensino contextualizado e o rigor acadêmico nas várias áreas do conhecimento.

O processo de investigação desperta a curiosidade e gera engajamento, pois acreditamos que não existe apenas um caminho a ser seguido para solucionar um problema. As novas gerações possuem acesso a uma variedade de recursos tecnológicos e informações, mas como problematizar e contextualizar os saberes, possibilitando a formação de novos conceitos? No processo de investigação, o aluno percorre etapas também conhecidas como o “Inquiry Cycle”.

Alt text

O ciclo de investigação pode ser encontrado dentro do modelo exclusivo da Sphere: O “OPEN Framework”, baseado em projetos e atividades, que têm como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades, princípios éticos, equilíbrio socioemocional e saberes necessários para enfrentar desafios locais e globais.

OPEN Framework

Alt text

Nosso modelo próprio, o Open Framework, possibilita o desenvolvimento de habilidades que se conectam ao currículo e ampliam as oportunidades de aprendizagem do aluno.

O ciclo de investigação pode ser encontrado nos eventos e projetos do Open Framework, organizado nas trilhas de: oportunidade de descobertas, princípios éticos, equilíbrio socioemocional e desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar desafios locais e globais.

Metas acadêmicas

Toda escola Sphere trabalha para que cada um de seus estudantes desenvolva competências para:

  1. Responsabilizar-se por si e pela própria aprendizagem, sendo capaz de realizar escolhas, agir e refletir sobre suas ações.
  2. Relacionar-se com os outros e com o meio ambiente de forma respeitosa e colaborativa.
  3. Desenvolver o raciocínio lógico e calcular por meio de estratégias pessoais, inovadoras e convencionadas.
  4. Ler, interpretar, criar e produzir criticamente diferentes tipos de textos, utilizando-se de clareza, coerência e adequação a diferentes contextos e interlocutores.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma ética, significativa, crítica e reflexiva.
  6. Expressar-se oralmente com clareza e confiança, e fazer uso de múltiplas linguagens.
  7. Desenvolver atitudes e estratégias de investigação científica nas diversas áreas do conhecimento.

Agende uma visita!

Be Sphere. Be open to the world.