Sphere Institucional
/
jul 11, 2022Quer investir? Entenda porque educação básica no Brasil é uma boa opção
AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Sphere Institucional
/
jul 11, 2022AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de educação é um dos mais antigos com ofertas de franquias no Brasil, com redes de escolas no mercado há mais de 50 anos.
Mesmo assim, ainda são muitas as dúvidas e receios por parte de quem busca investir em uma franquia deste segmento. Principalmente no atual momento em que estamos vivendo, com uma pandemia que mudou os rumos da economia, das formas de trabalho e de viver de toda a população do planeta.
Apesar de todas as incertezas, da desaceleração econômica e da diminuição dos investimentos que vieram decorrentes da COVID-19, o setor de franquias de educação apontou uma redução de apenas 5% no número de unidades comparado com o mesmo período de 2019.
Esse dado mostra que, mesmo em um cenário totalmente desfavorável e desafiador para os investidores, como tem sido o último ano, comparado aos outros setores, a educação ainda se mantém forte e com poucas perdas. Outros segmentos sofreram mais perdas e foram mais impactados negativamente em 2020 por causa da pandemia. Setores como entretenimento e lazer tiveram uma queda de 15,4% no número de unidades; serviços automotivos, queda de 11%; e hotelaria/turismo, uma diminuição de 9,1% – segundo dados do relatório anual da ABF.
Mas por que vale a pena apostar e investir em uma franquia no setor educacional?
O principal ou talvez maior mito sobre o assunto é de que para se ter a franquia de uma escola é preciso ter conhecimento vasto na área, ter sido professor, pedagogo ou profissional que já tenha trabalhado com educação. Isso não é verdade. Qualquer pessoa, de qualquer área profissional pode se tornar um incentivador da educação. As franquias oferecem suporte total para o franqueado, com assessoria completa que vai da implantação à operação da unidade.
Um exemplo que ilustra bem essa dúvida recorrente é o caso do empresário Paulo Henrique Acedo. Apesar de ser educador por formação, após a experiência como docente, assumiu a gestão da empresa de soluções para vidros da família e depois partiu para outros negócios como alimentação, tecnologia, desenvolvimento de máquinas e dispositivos, eventos e construção.
Depois de procurar escolas para seu filho de um ano de idade, se encantou pelo modelo de ensino da Sphere International School e resolveu se tornar franqueador, pois encontrou no negócio, projeções de rentabilidade, segurança, e um legado para as próximas gerações.
Como qualquer área de atuação, a educação privada é um negócio e exige do franqueado, além do investimento, uma boa gestão em conjunto com a franqueadora para que se obtenha resultados positivos e retornos financeiros em um considerável espaço de tempo.
Escolher uma empresa séria e idônea no mercado é outro ponto imprescindível que deve ser levado em conta ao escolher uma franquia de educação. Conversar e conhecer a experiência de outros franqueados que optaram pelo mesmo negócio ajuda a sanar dúvidas e pode oferecer insights valiosos sobre o mercado.
Antes da assinatura do contrato, o futuro investidor um documento, a COF (Circular de Oferta de Franquia). Nela constam os contatos de todos os franqueados atuais e dos que deixaram a marca nos últimos 24 meses, especificações de eventuais regras de concorrência entre unidades próprias e franquias, existência de cota mínima de compras, hipóteses de aplicação de multas e outras informações.
A gestora acadêmica Eloá Gazola, é uma das mais recentes franqueadas da Sphere International School que destaca a rapidez e o cuidado prestados durante o seu processo de aquisição da franquia. Mesmo sem experiência em educação infantil, as reuniões e o suporte prestado pela Sphere foram decisivos para que ela tivesse certeza e segurança para apostar em um mercado totalmente novo.
Muitos investidores que optam pelo setor de educação também declaram que o fato de estarem investindo na formação das próximas gerações é um atrativo muito positivo.
Durante a pandemia ficou ainda mais evidente a importância da educação não só dos alunos, mas da família como todo. Os pais conseguiram acompanhar mais de perto a rotina de estudos dos seus filhos, a dedicação dos professores, e muitos tiveram o tempo para analisar investir no setor.
Em mais de um caso, a franquia Sphere International School escutou de investidores que queriam construir uma escola que os seus filhos pudessem estudar. Isso é um fator muito importante quando se escolhe qual rede adquirir: não é inteiramente sobre o lucro, mas também sobre a proposta pedagógica de cada marca. O legado que você quer deixar no mundo.
São diversas razões que mostram que a educação é um ótimo investimento, tanto no sentido econômico quanto no propósito. Se essa for a sua escolha, analise as propostas levando em consideração os 4 pilares mencionados acima e prepare-se para a sua melhor jornada de investimento!